Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro tornar-se cinzas?
(F. Nietzsche)

domingo, 12 de junho de 2011

Manual do bom cidadão

Me sinto segura no meu bairro quando vou comprar alguma coisa pro almoço, na minha cidade quando quero me distrair um pouco, no meu estado quando tenho vontade de conhecer outras praias, no meu país quando pretendo explorar outros climas e no meu planeta quando quero vivenciar outras culturas. Me sinto muito segura quando quero fazer qualquer coisa porque desde pequena aprendi a ser boa gente e boa gente não tem nada a temer. Se dirijo meu carro no limite permitido, uso o cinto e trato bem o fiscal de trânsito, não levo multa. Se saio de casa bem vestida, sem essas roupas vulgares que sensualizam os outros, não sou assediada. Se chego em casa antes da meia-noite ou ando em lugares bem aparentáveis, não corro o risco de ser assaltada. Se estudo, em vez de perder meu tempo pelas ruas, não passo necessidades nem fico passível a maus tratos. Porque, acima de tudo, a gente tem uma lei que contempla o bom cidadão e uma polícia digna que nos protege desses marginais que beiram às calçadas ameaçando a paz das nossas consciências. Me sinto tão segura que fico de bem com essa vida bem delineada e acho até estranho como as pessoas não conseguem viver assim como eu, decentemente. É só estudar e se comportar, não questionar, não ser pobre, porque ser pobre é uma escolha, lógico, não ser rude, indignado, rebelde, não ser mulher vulgar, não ser homem desleixado. Me surpreendo quando abrem a boca pra falar mal dos nossos políticos, a gente que vota neles, a gente sabe que não tem jeito, a gente não pode fazer nada, então pra que ficar falando, criticando, indo atrás de tomar satisfação? E quando falam dos policiais então, ai que fico pasma. Como assim se indignar com eles? Eles estão nas ruas nos protegendo dia e noite, mais à noite, abordam bandidos, revistam suspeitos, ameaçam e batem nos marginais, intimidam potenciais perturbadores da divina paz cidadã, mantêm a boa vizinhança, rondam nossas mentes e inibem questionamentos que possam nos tirar o sono da beleza. Realmente, não entendo esse povo que fala mal do nosso sistema. Gente, é só estudar e ser um bom cidadão, que tudo se resolve: o problema da fome, da miséria, do desemprego, da crise ambiental, do aquecimento global, da violência, do assédio... Caso contrário, a culpa é de quem opta pelo caminho mais difícil.

Nenhum comentário: