Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro tornar-se cinzas?
(F. Nietzsche)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Monólogo

— tenho poucas personagens, por isso minha vida é tão monótona.
— você tem que aprender a representar.
— não consigo ir tão longe.
— o mundo é uma farsa.
— que me esmaga todos os dias.
— assim você não consegue "ir levando".
— mas eu tenho medo.
— medo? todos temos medo. representamos coragem e é fácil.
— não sei.
— você é um tolo. ter medo de encenações, onde já se viu?
— não sei do que tenho medo: se de como o mundo irá me ver ou de me ver como o mundo.
— bobagem.
— fraqueza?
— as máscaras estão disponíveis para quem quiser. sorria mais!
— incomodam-me à noite.
— é só não pensar. você pensa que eles pensam? fingem que pensam. fingem que acreditam. fingem que são. o mundo finge, meu caro. o tempo todo.
— o mundo me sufoca.
— você se sufoca.
— eu me tenho dentro de mim.
— finja. tristeza, felicidade, não importa; o importante é ser.
— mas eu sou!
— ser só para si não é ser. é preciso ser para todos.
— sou para mim e já não sinto quem sou. ser para o mundo é arriscado.
— riscos fazem parte.
— cansei de encenar.
— então...
— então decidi ir para casa e não assistir mais a esse espetáculo.
— você é tédio.
— Sou.

Nenhum comentário: